Classe Conjunto (Orquestra)
Clarinete
Diretor Pedagógico
Ver Biografia
Natural de Oliveira, Barcelos, concluiu o Curso Complementar de Clarinete no Conservatório de Música do Porto na classe do professor António Moreira Jorge. Na ESMAE obteve o diploma de bacharel em Clarinete na classe dos professores Nuno Pinto e Luís Carvalho. Na ESART obteve aprovação a várias disciplinas no Mestrado em Performance em Clarinete, na classe do Professor Carlos Alves. Com o mesmo professor concluiu o Mestrado em Ensino de Música - área de especialização em Instrumento e Música de Conjunto, tendo a investigação como tema “ Música de conjunto/orquestra em contexto informal”, e teve como base a Orquestra Infanta Dona Mafalda que dirige há vários anos.
Trabalhou com os clarinetistas, Luís Gomes, Nuno Silva, António Saiote, Carlos Alves, Walter Seyfarth, Michel Arrignon, Guy Deplus, Alfonso Pineda e Juan Ferrer.
Durante cinco anos foi Solista B na Orquestra do Norte, trabalhando com solistas e maestros reconhecidos, entre os quais, José Carreras, Elisabete Matos, Enrique Batiz, James Tuggle, Krzysztof Penderecki, Patricia Kopatchinskaja, Alexander Ardakov, entre muitos outros. Participou nas gravações de vários CD editados pela Orquestra do Norte. Ministrou masterclass de clarinete no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e na Academia de Música de Vila Verde.
Foi professor no Conservatório de Música de Barcelos, Academia de Sons da Arte, Fórum Cultural de Gulpilhares, Academia de Música de Costa Cabral, Academia de Música de Vila Verde, desenvolvendo um intenso trabalho com alunos de idades muito variadas, sobretudo ao nível da prática de música de conjunto/orquestra. Neste âmbito realizou vários projetos multifacetados, desde musicais, óperas e concertos temáticos, onde se cruzam várias disciplinas artísticas.
Foi maestro da Banda Musical de Oliveira durante dois anos tendo gravado um CD no âmbito das comemorações dos seus 225 anos. Esta gravação conta com a participação do oboísta Samuel Bastos.
É convidado regularmente para dirigir estágios de orquestra, entre outros projetos, tendo como foco idades mais precoces e sensibilidades sociais.
Longe do ensino durante cinco anos, onde esteve a ajudar a família na gestão de empresas, voltou a lecionar no ano letivo de 2019/2020, sendo atualmente professor no Conservatório de Música de Gondomar, Agrupamento de Escolas de Murça (Orquestra Energia-projeto social) e na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.
Classe Conjunto (Coro)
Trombone
Formação Musical
Piano
Flauta Transversal
Catarina Fernandes iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música da Banda Musical de Gondomar, prosseguindo mais tarde no Conservatório de Música do Porto, onde integrou as classes dos professores Olavo Barros e Marco Pereira.
Atualmente, encontra-se a concluir os seus estudos em Flauta Transversal na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), na classe da professora Ana Raquel Lima.
Participou em diversos concursos internos do Conservatório de Música do Porto, tendo-se destacando em 2023 com o 1.º prémio ex aequo na categoria de Música de Câmara.
Frequentou masterclasses com flautistas de renome como Abigail Burrowns, Adriana Ferreira, Ana Ferraz, Amália Tortajada, Irmela Bossler, Leon Berendse, Nuno Inácio, entre outros.
Ao longo do seu percurso artístico, trabalhou com maestros como David Fiuza, Fernando Marinho, Jan Wierzba, José Vilaplana, Luís Carvalhoso, Rafa Agulló, entre outros.
No âmbito coral, integrou em 2009 o Coro Infanto-Juvenil Kyrios como coralista, assumindo em 2022 a sua direção musical. Em 2024, foi convidada a formar o Coro do Hospital das Forças Armadas – Polo Porto, cuja direção musical também se encontra a seu cargo.
Participou no IV Workshop de Direção Coral organizado pela Federação das Colectividades do Concelho de Gondomar, sob orientação do maestro Sílvio Cortez.
Atualmente, leciona Flauta Transversal e Classes de Conjunto (Coro) no Conservatório de Música de Gondomar.
Flauta Transversal
Diretor Pedagógico
Violoncelo
Em 2003 iniciou os seus estudos em violoncelo, na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE, com o professor António Ferreira.
Ingressa na ESMAE (Escola Superior de Música a das Artes do Espectáculo), na classe do professor Jed Barahal e Filipe Quaresma, terminando a licenciatura no ano de 2016.
Participou em vários cursos de aperfeiçoamento e Master-class com os professores: Jed Barahal, Paulo Gaio Lima, Márcio Carneiro, Anatoli Krastev, Aage Kvalbein e Carolina Landriscini.
Durante o seu percurso musical participou em orquestras e ensembles de onde se destaca a orquestra ARTAVE, APROARTE, Sinfonietta da Esmae, Orquestra Sinfónica Piaget – Mirandela, Orquestra da Academia de Música Fernandes Fão, Jovem Orquestra de Famalicão, Orquestra do Orfeão de Leiria e Orquestra Filarmónica de Braga. Trabalhou com Jaroslav Mikus, Luís Machado, António Sérgio Ferreira, Filipe Cunha, Emílio de César, Cesário Costa, Christopher Bochmann, Pedro Neves, Rui Massena, José Eduardo Gomes, António Saiote, Harry Lith e Ernest Schelle.
Em Música de Câmara foi orientado por Luís Machado, Raquel Costa, José Ricardo Reis, Jaime Mota, Jean-Marc Burfin, Florian Pertzborn, Marta Eufrázio, Teresa Correia e Pedro Burmester.
É membro do Lusitanae Ensemble apresentando-se nos ciclos de música da Fundação Manuel António da Mota, Edifício AXA, Teatro Rivoli, Museu d’Art em Girona (Espanha), MIT – Mostra Internacional de Teatro de Ribadavia (Espanha), entre outros. Para além de todas as atuações gravou, recentemente, um CD pioneiro na música Portuguesa (apoiado pela Fundação Manuel António da Mota).
Em Dezembro de 2019 / Janeiro de 2020 esteve em digressão pela China (Guangdong Province) com a Orquestra Filarmónica de Braga.
Como docente, trabalhou na Escola de Música e Artes da Trofa – EMAT, na Academia de Música de Costa Cabral, Centro de Cultura Musical,
Conservatório de Artes da Canto Firme de Tomar, Conservatório de Música de Barcelos e Escola de Música Óscar da Silva.
Atualmente frequenta o 2º ano de mestrado em ensino de música na ESMAE e leciona a disciplina de violoncelo no Curso de Música Silva Monteiro, Colégio de Música do Porto, Colégio Nossa Senhora do Rosário e Conservatório de Música de Gondomar.
Percussão
Bandolim
Formação Musical
Inês Matos é professora de Formação Musical no Conservatório de Música de Gondomar.
Frequentou o Conservatório de Música do Porto na classe de Clarinete. É licenciada em Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Porto e Mestre em Ensino da Música – Formação Musical e Classes de Conjunto – pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.
Realizou um semestre de mobilidade Erasmus no Instituto Kodály, em Kecskemét (Hungria), onde aprofundou o estudo da pedagogia musical segundo o conceito Kodály.
Tem participado em diversas formações e encontros na área da pedagogia musical, nomeadamente no âmbito do Conceito Kodály e através de ações certificadas pela Associação Portuguesa de Educação Musical.
Em 2021, participou na mesa-redonda do CIPEM com o tema “A adaptação do Conceito de Kodály numa escola básica portuguesa” e apresentou a comunicação “The Kodály Concept in the Context of Classroom Music Lessons in a Portuguese Primary School” no 25th International Kodály Symposium.
Lecionou no Conservatório de Música do Porto e integra a Banda Musical de Gondomar, onde toca clarinete.
Guitarra
Guitarra
Canto
Ver Biografia
É licenciado pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, onde integrou a classe do Prof. José de Oliveira Lopes. Foi-lhe atribuído o prémio Eng. António de Almeida pela Fundação com o mesmo nome, que distingue os melhores alunos finalistas das Universidades Portuenses.
Obteve o grau de Mestre, pela Universidade de Aveiro.
Participou em diversas “masterclasses” com grandes nomes do Canto Lírico internacional, aperfeiçoando-se no domínio da ópera, em Portugal, com Jorge Vaz de Carvalho e, em Espanha, com Daniel Muñoz. Integrou o Atelier de Ópera da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Tem-se apresentado como solista quer em Portugal quer no estrangeiro, em concerto, nas principais obras coral-sinfónicas e em múltiplas óperas, tendo interpretado vários papéis principais como: Figaro e Conte, Leporello , Germont, Escamillo, D.Bartolo, Alfio, Tonio, Sharpless, Malatesta , Dulcamara, Smirnov entre muitos outros. Participou também como actor/cantor, no filme de Michael Sturminger "The Casanova Variations". Nessas inúmeras produções foi dirigido por alguns dos mais conceituados maestros.
Em 2015 foi agraciado com a Insígnia Autonómica de Mérito Profissional, pela Região Autónoma dos Açores.
Oboé
Ver Biografia
Nascido em 1995 em Ponta Delgada - Açores. Iniciou os seus estudos aos 12 anos na Fundação Conservatório Regional de Gaia, na classe da professora Ana Madalena Silva. Em 2013 ingressou na Universidade de Aveiro, na classe do professor Jean Michel Garetti, tendo concluído o Mestrado em Ensino da Música em 2018, com nota máxima em recital.
A nível performativo já colaborou com a Orquestra Gulbenkian, o Remix Ensemble, a Orquestra do Norte, a Orquestra Clássica do Centro, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra Clássica do Sul, entre outros agrupamentos profissionais.
Realizou alguns cursos de aperfeiçoamento musical com professores como David Walter (França), Christian Schmitt (França), Nora Cismondi (França), Samuel Bastos (Portugal), Ramón Ortega Quero (Espanha), Robert Silla (Espanha) e Nicolas Daniel (Inglaterra), entre outros-
Foi laureado em alguns concursos como o "Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro Terras de La-Salette" (1o prémio - 2018), o "Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho" (2o prémio ex aequo - 2019) e o "Classical Summer Festival" (2o prémio ex aequo - 2019).
A sua paixão pela música contemporânea tem levado a diversas encomendas e estreias de obras para oboé solo, corne inglês solo e quartetos de oboé e cordas, juntamente com o seu quarteto Ar d’Corda.
Leciona na Academia de Artes de Chaves desde 2018 e no Conservatório de Música de Gondomar desde 2022.
Em 2019 foi selecionado para o lugar de 2o Oboé/Corne Inglês solo da Orquestra do Norte.
É artista da fabricante francesa de oboés Fossati.
Saxofone
Diretor Pedagógico
Trompa
Viola D'Arco
Tuba
Trompa
Fagote
Ver Biografia
Pedro Travanca é Professor Assistente Convidado no Departamento de Música da Universidade do Minho, Professor de Fagote e Classes de Conjunto na Academia Musical de Monção e no Conservatório de Música de Gondomar, Solista B na Orquestra de Guimarães e Reforço na Orquestra Filarmonia das Beiras, sendo ainda membro do duo de fagote e piano «Duo Appassionato», onde trabalha regularmente com o estúdio de gravação famalicense «The Village Records».
Natural de Vila Nova de Gaia, iniciou os seus estudos musicais aos dez anos de idade na Escola de Música de Perosinho. Prosseguiu a sua formação no Departamento de Música da Universidade do Minho, sob a orientação do Professor Roberto Erculiani, onde concluiu a Licenciatura em Música com a classificação final de 17 valores e, posteriormente, o Mestrado em Ensino de Música com 18 valores. Ao seu Relatório de Estágio, intitulado «O papel da autoavaliação para o desenvolvimento da autonomia de alunos de Fagote», foi atribuída a classificação máxima de 20 valores.
No domínio orquestral, colaborou com diversas formações, destacando-se a Orquestra Clássica do Centro, a Orquestra Clássica de Espinho, a Orquestra da Costa Atlântica, a Orquestra do Distrito de Braga, a Orquestra Filarmónica de Braga, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra de Guimarães e a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.
Formou-se ainda em contexto internacional com várias orquestras jovens, entre as quais a Orquestra Xove Vigo 430, a Ceuta International Symphony Orchestra, a Orquestra Joven da Extremadura, a Orquestra Joven de la Sinfónica de Galicia e a Animato Chamber Orchestra (Áustria).
Participou em diversas masterclasses com fagotistas de renome internacional, incluindo Andrea Cellacchi, Andrea Zucco, David Tomàs Realp, Erkki Suomalainen, Giorgio Mandolesi, Hugues Kesteman, José Pedro Figueiredo, Marie Boichard, Massimo Ferretti, Paulo Martins, Rafael Angster, Raquel Saraiva, Reynold Cárdenas, Ricardo Ramos, Rui Lopes, Steve Harriswangler, Vera Dias, Virgílio Oliveira e Vincenzo Menghini.
Detentor de mais de quinze prémios internacionais nas categorias de música de câmara e solista, apresentou-se em salas de concerto por toda a Europa, em países como Portugal, Espanha, França, Áustria, Eslováquia, Chéquia, Alemanha e Reino Unido.
Teve ainda a oportunidade de acompanhar solistas de elevado prestígio, entre os quais Miguel Araújo, Pedro Abrunhosa, Ricardo Ribeiro, Teresa Salgueiro, Alessandro Carbonare (clarinete), Claire Huangci (piano), Michael Foyle (violino), Pacho Flores (trompete) e Pavel Gomziakov (violoncelo).
Piano
Saxofone
Violino
Ver Biografia
Rui Pedro Barrocas (n.1996) iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música Fernandes Fão, na classe das professoras Sara Rodriguez e Katarzyna Anna Pereira e mais tarde do professor Jean-Phillipe Passos. Prosseguiu os estudos na ESMAE, onde concluiu a licenciatura sob a orientação dos professores Nuno Soares e Evandra Gonçalves.
Colabora de forma regular com a Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Clássica do Sul e Orquestra da Costa Atlântica e já colaborou com a Orquestra do Norte, Orquestra Bomtempo, Orquestra Clássica de Espinho e Orquestra Sinfônica de Gouveia onde teve oportunidade de trabalhar sob a batuta de maestros como Peter Stark, Colin Metters, Rui Massena, Cesário Costa, Paulo Areias, Jean-Sébastien Béreau, Pedro Neves, Maxime Tortelier, John Avery, José Maria Moreno, Rui Pinheiro, Fernando Marinho, Ernst Schelle, Thomas Hauschild, António Saiote, Luís Clemente entre outros.
Atualmente é professor de violino no Conservatório de Música de Gondomar, membro efetivo da Orquestra Con Spirito, Orquestra Nacional Moderna e OAC (Ópera na Academia e na Cidade) e frequenta o 2º ano do mestrado em ensino da música na Universidade de Aveiro.
Trompete
Guitarra